O ruído do ronco é um inconveniente na vida de muitas pessoas. Quem ronca geralmente se sente constrangido de dormir ao lado de alguém, pois sabe que o som irá incomodar durante a noite. Não são poucos os casos de casais que já dormem em cômodos separados. Mas é importante saber que esse constrangimento pode ser evitado, ao procurar ajuda médica para realizar o tratamento contra o ronco.
Ronco – Causas e Tratamentos
Existem muitas causas possíveis para o ronco, entre elas podemos elencar:
- Desvio de septo;
- Pólipos no nariz;
- Amídalas e adenoides hipertrofiadas;
- Flacidez dos músculos do pescoço e da garganta;
- Rinite ou sinusites;
- Obstrução nasal por outras causas.
O ronco é bastante comum quando o paciente está com alguma obstrução nasal, mas excetuando esses momentos em que existe uma doença em tratamento ocasionando o ronco, o problema precisa ser investigado e corretamente tratado.
Acordar pela manhã ou no meio da noite com a garganta extremamente ressecada, pode ser um evidente sinal de respiração oral durante a noite. E esse tipo de respiração encontra relação direta com o ronco. Além disso, o ronco pode ser uma das alterações secundárias à apneia do sono. Esse transtorno, caracterizado por interrupções da passagem de ar pela via aérea, pode ocasionar problemas de memória, sonolência excessiva durante o dia – uma causa importante de acidentes de trabalho, problemas cardiológicos, entre outros.
Qual especialista devo procurar?
Para tratar o ronco é preciso contar com o apoio de um otorrinolaringologista que possa diagnosticar a origem do problema. Através de exames o médico poderá identificar o que causa o seu ronco e a partir da causa indicar o tratamento ideal.
Fatores de risco para o ronco
Existem alguns fatores que aumentam o risco de você se tornar uma pessoa que ronca no ouvido de quem dorme ao seu lado, entre eles:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Refluxo gastroesofágico;
- Ter o pescoço mais grosso e curto;
- Consumir calmantes para dormir;
- Consumir bebidas alcoólicas antes de dormir;
A maioria desses fatores podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Evitar o excesso de bebidas alcoólicas e o excesso de peso são exemplos. A atividade física é eficiente para diminuir seu peso e também para te ajudar a dormir melhor, evitando o uso de calmantes. Portanto, a adoção de um estilo de vida saudável é um dos primeiros cuidados que você deve adotar se deseja eliminar esses fatores de risco.
Qual tratamento para o ronco?
O melhor tratamento para o ronco dependerá diretamente do motivo pelo qual você ronca. Pessoas que possuem flacidez dos tecidos da garganta e hipertrofia de amígdalas, por exemplo, podem corrigir esse problema cirurgicamente, como se fosse uma cirurgia plástica da garganta e, com isso, melhorar do ronco. Em outros casos, pode ser indicado o uso de uma prótese para protrair a língua ou a mandíbula durante a noite, contribuindo para que o ar flua bem e o paciente deixe de roncar. É também possível o uso de aparelhos de compressão de ar, chamados de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) que, acoplados ao nariz do paciente através de uma máscara, empurram o ar para dentro, vencendo a resistência da via aérea. Deixar para depois ou achar que o ronco só acontece “quando está cansado” pode atrapalhar até mesmo seu desempenho no trabalho! Procure ajuda especializada!
——————————————————————————————————————————
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.