Perda Auditiva e Zumbido

 Você é do tipo de pessoa que tem nos fones de ouvido uma extensão do próprio corpo? Se a resposta é sim, saiba que é preciso adotar alguns cuidados! Os jovens costumam ouvir música num volume bastante alto, o que pode ser um fator de risco para a perda auditiva no futuro. É fato que a época digital propicia o uso de fones com mais constância, apesar disso, esse uso precisa ser regrado. Afinal, a perda auditiva é algo sério e que impacta diretamente na qualidade de vida. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 278 milhões de pessoas que sofrem de zumbido constante ou que vai e volta sem nenhuma explicação ambiental.

Fones de Ouvido e a Perda Auditiva

O habitual uso de fones de ouvido é um risco para a sua saúde auditiva. Não só pelo som reproduzido em alto volume, como também pela inserção do equipamento não higienizado em seu ouvido! Os sons tocados diretamente no ouvido com a ajuda dos fones são um risco, principalmente por causa do hábito de usar o som alto do fone como uma forma de isolar o ruído ao seu redor. Em média um ruído de ônibus ao fundo gera 75 dB (decibéis), por isso, é frequente que se aumente o volume da música para isolar o ruído desagradável do veículo. E isso é um grave erro para a sua saúde auditiva, podendo inclusive fazer com que você ouça um zumbido por várias horas após a utilização do fone com volume tão elevado. Mas isso não quer dizer que você deve evitar usar fones de ouvido pelo resto da sua vida! Existem alguns cuidados que podem ser adotados para proteger sua audição.

Cuidados Diários no Uso do Fone de Ouvido

Alguns cuidados podem ser adotados para tornar o uso dos fones de ouvido mais seguro, ajudando a evitar a perda auditiva, entre eles:

  • Usar fones com abafador de ruído, evitando que você precise subir o volume para evitar o ruído externo;
  • Usar o fone por no máximo 1 hora seguida, fazendo pausas no uso;
  • Nunca durma com fone tocando em seus ouvidos;
  • Se possível, aprecie o silêncio durante alguns momentos do seu dia;
  • Diminua o volume da música sempre que possível.

O Zumbido é um Tormento

O zumbido no ouvido é algo extremamente inconveniente e que pode surgir sem que tenha uma causa específica percebida por você. Ouvir um som que ninguém mais ouve é um profundo tormento! Afinal, você já imaginou tentar dormir ouvindo um zumbido que não cessa? O zumbido gera irritabilidade e pode impactar diretamente no seu cotidiano. Portanto, é um sintoma que indica a necessidade de buscar ajuda profissional. Além disso, um dos passos que precisa ser tomado ao perceber o zumbido é deixar os fones de lado, caso use.

Perda Auditiva

Se você já identifica dificuldade de ouvir o que as pessoas estão falando, é hora de realizar alguns exames para verificar se existe de fato perda auditiva.  O zumbido é um dos sintomas que podem ser manifestados pela perda auditiva. Atualmente, a perda auditiva é um dos problemas de saúde mais frequentes na população mundial segundo dados da OMS.  A perda auditiva é apenas uma das causas de zumbido, no entanto é uma das principais.

Nesses casos, o uso de aparelho amplificador costuma ser o grande solucionador da perda auditiva e do zumbido a ela relacionado. Ajudando o paciente a recuperar sua qualidade de vida e seu bem-estar, ao poder se ver livre do zumbido e conseguir se comunicar sem ter que pedir que o outro repita frases constantemente. O que acaba sendo constrangedor e limitante. Portanto, se você ainda não apresenta zumbido no ouvido ou perda auditiva, mas deseja nunca apresentar esses problemas, tenha cuidado com o volume dos sons que ouve! E se os sintomas já se manifestam, procure realizar seus exames e identificar a gravidade do problema.

——————————————————————————————————————————

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.

Open chat
Olá! Como posso lhe ajudar?
Powered by