Falta de apetite, isolamento, queda de desempenho, dores de cabeça e insônia, são alguns sinais de que um indivíduo pode estar sendo vítima de bullying, e esse problema tem afetado de forma direta pessoas que estão insatisfeitas com o formato de suas orelhas.
A autoestima determina o modo como nos relacionamos com o mundo, impactando em nossa qualidade de vida.
A orelha de abano possui causa genética, e nada tem a ver com o jeito em que o parto é executado como muitos pensam, e muito menos tem relação com a posição fetal que o bebê se encontra na barriga da mãe.
Orelha de Abano, Bullying e Autoestima – Como a correção ajuda crianças e adultos
Um importante motivo que tem diminuído a autoestima, especialmente em crianças, e incentivado a prática de bullying no meio juvenil, é causado por um problema durante a formação da orelha, quando a concha cartilaginosa da mesma aumenta desproporcionalmente, junto a um desaparecimento da dobra natural conhecida como anti-hélix.
A solução definitiva para o problema é a cirurgia de correção, chamada de Otoplastia.
O bullying no meio infantil
Na maioria dos casos, as crianças que estão sendo vítimas do bullying por conta da formação da orelha, ficam amedrontadas e têm vergonha de contar para à família sobre o problema que está passando, permanecendo assim caladas e se isolando cada vez mais.
As vítimas dessa agressão psicológica ficam marcadas, e o problema pode se agravar levando a criança a crescer com traumas e prejudicá-la por toda a vida, fazendo com que se torne um adulto inseguro e com transtornos de autoestima e personalidade.
A importância da Autoestima
Ter uma boa autoestima é essencial para que possamos viver em harmonia e paz. Pessoas que sofrem com quedas na autoestima se tornam prisioneiras da insatisfação, e criam para si centenas de barreiras e limitações.
A cirurgia para correção da orelha de abano, tem ajudado a melhorar a vida de crianças e adultos por todo o mundo, trazendo para o paciente uma visão de si mais positiva, aumentando a autoconfiança e melhorando o controle emocional.
Como é feito o procedimento cirúrgico
A simplicidade do procedimento e a sua recuperação fácil, são características marcantes da otoplastia.
A cirurgia não costuma ultrapassar as 2 horas de duração, e a mudança já pode ser visível imediatamente após a conclusão, porém, para o seu resultado final recomendamos aguardar o prazo de aproximadamente um mês, podendo variar de paciente para paciente.
Separei para você como são as etapas dessa cirurgia. Confira:
- Anestesia, podendo ser local ou geral, varia conforme a idade do paciente;
- Incisões discretas, geralmente na parte de trás da orelha;
- Diminuição do ângulo da orelha junto a cabeça com técnicas cirúrgicas de fios;
- Sutura não removível de forma interna, sustentar e criar a cartilagem recém-corrigida,
- E para concluir, fechamos com pontos externos.
Apesar de simples, procurar um profissional especializado e com boas referências, reforçará ainda mais o sucesso da cirurgia e sem dúvidas proporcionar uma resultado mais harmônico e com menos chances de complicações.
——————————————————————————————————————————
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.