Um nariz congestionado ocorre quando temos a cavidade nasal obstruída, impedindo assim a passagem de ar. A obstrução nasal, ou nariz entupido, como é conhecido de forma popular, é uma queixa muito comum, e pode ser causado ou vir junto a outros problemas no sistema respiratório superior.
Um nariz congestionado não quer dizer que seja uma doença em si, porém, devemos ficar atentos, pois pode ser o manifesto de uma patologia como a rinite, sinusite crônica, desvio de septo ou problemas como pólipos nasais e adenóide.
Outro fator que pode provocar ou piorar uma obstrução nasal é a variação da temperatura e a poluição da cidade, como é o caso de São Paulo, cidade onde registramos os maiores números de pessoas com o problema.
A obstrução de passagem de ar
Toda vez que a nossa passagem de ar da cavidade nasal é obstruída de forma total ou parcial, começamos a sentir a congestão.
É fato que nós não gostamos nada de ter que respirar conscientemente, além dos outros sintomas que fazem parte do pacote da congestão nasal. Apesar de se tratar na maioria dos casos de um mecanismo de defesa natural da imunidade, especialmente em pacientes alérgicos, o nariz congestionado acaba por reduzir o espaço do fluxo de ar: quando exagerada, essa reação imunológica faz aumentar a quantidade de muco o qual contém anticorpos e células imunológicas, ponto determinante para dilatar os vasos sanguíneos da mucosa nasal, causando congestão nesses pacientes.
Esse mesmo muco que deveria ser uma defesa contra germes, se produzido em excesso, gera a coriza.
Causas do Nariz Congestionado
Eu citei algumas causas da congestão nasal. No geral temos as mais comuns que se derivam de alergias e infecções, passando por resfriados e a gripe, dentre outras viroses no sistema respiratório e causas relacionadas a temperatura e poluição, novamente lembrando a cidade de São Paulo como maior referência desses dados.
Além dessas causas que mencionei, separei alguns outros fatores que podem desencadear ou acompanhar um congestionamento nasal, confira:
- Sinusite Cônica;
- Alergia alimentar;
- Tempo muito seco;
- Ácaros;
- Alimentos muito ardidos;
- Desvio de Septo;
- Uso de drogas por inalação;
- Corpo estranho na cavidade nasal;
- Estresse;
- Adenoides volumosas, dentre alguns outros.
Tratamento para o nariz entupido
Compreender o que está causando a congestão nasal, é o primeiro passo para um tratamento de sucesso. Tratar somente sintomas de forma isolada pode não ser a melhor solução, devido ao fato de que não resolverá a raiz do problema, tendo que se descobrir e tratar a causa de forma direta.
Outro caso a se observar, é se a congestão nasal está sendo ocasionada por problemas de estímulos, como exemplo: alergias a algum tipo de pó, odores fortes, fumaças, dentre outros.
Quando temos esse quadro, somente o uso de medicamentos não será suficiente, tendo em vista que o paciente precisará se distanciar dos estímulos responsáveis pelo problema, quando possível, pois a mucosa nasal estará sendo constantemente atacada pelos fatores mencionados.
Todavia, se a causa do seu problema estiver sendo provocada por infecções, viroses, ou caso você não consiga identificar, a minha indicação é que você procure um médico e não fique esperando que os sintomas melhorem sozinhos, ou que o agente causador desapareça apenas pelo controle do sistema imunológico.
Identificar de forma breve a causa, vai te ajudar a levar uma vida muito melhor e mais agradável, além de te livrar do risco de desenvolver dependência por uso de descongestionantes nasais, que podem implicar perigos devido a contração dos vasos sanguíneos que esses medicamentos induzem no nariz e em outros órgão do corpo, como o coração.
Por fim, para o melhor diagnóstico e tratamento do nariz congestionado, o melhor a se fazer é consultar um médico especialista que no caso é o otorrinolaringologista.