A situação é comum na rotina de atendimento todos os dias: uso de brincos pesados, por muitos anos, ou por algum trauma por tração do lóbulo da orelha. O resultado é literalmente um rasgo no lóbulo, conhecido como lóbulo bipartido ou lóbulo fendido:
Ás vezes, mesmo que ainda não tenha se partido completamente, o furo já está muito alongado e isso desperta o desejo de correção. Em outros casos, o furo da orelha fica alargado propositalmente por uso de alargadores.
Infelizmente, ainda há preconceito de empregadores e dificuldade para inserção no mercado de trabalho após uso de alargadores. Já houve também casos de reprovação em concursos das forças armadas. Imagine poder retornar sua orelha ao normal, como muitos pacientes tem feito de maneira fácil e resolutiva. Para todos esses casos existe a Lobuloplastia.
O que é?
A Lobuloplastia é a plástica do lóbulo da orelha. A cirurgia tem a finalidade de restaurar a anatomia local, possibilitando o uso de brincos na posição estética mais comum no lóbulo e também melhora da autoestima do(a) paciente. É importante que você tenha confiança em seu médico. Portanto, ressalte-se a importância de fazer o procedimento com um profissional Especialista nesse tipo de cirurgia e que, por isso, tem muito mais garantia de resultados.
Como é realizado o procedimento de Lobuloplastia?
O procedimento de lobuloplastia é rápido mas requer delicadeza. A depender de cada paciente a forma de intervenção pode variar, o que ocorre em razão do aspecto do lóbulo do paciente. Para esse procedimento, o seguinte roteiro é seguido:
- Avaliação inicial e fotografia;
- Realizado procedimento em consultório;
- Anestesia local;
- Duração de 30 minutos;
- Retorno às atividades diárias no mesmo dia.
Em casos por uso de alargadores, o procedimento tem uma complexidade maior, e demanda um pouco mais de tempo.
Como se dá o pós-operatório?
Após a cirurgia, o paciente já pode retomar suas atividades normalmente, como se não tivesse feito procedimento algum. Por volta de dois dias é necessário manter o local protegido com fita de micropore, mas em seguida este pode ser retirado e o local pode ficar exposto. Um cuidado importante a ser tomado durante este período é a exposição ao sol: deve ser evitada ao máximo no primeiro mês após a cirurgia. O uso de filtro solar é indicado no local mesmo em casa. De recuperação muito rápida, os pontos são retirados entre 7 e 10 dias após o procedimento.
Os resultados da Lobuloplastia
O resultado já pode ser visto após cerca de 30 dias do procedimento. Após esse período, o paciente já pode voltar a usar brincos. O aspecto final já se torna aparente após 3 meses quando o local apresenta cicatrização total. Ao final desse período, a cicatriz fica próxima do tom de pele do paciente e a marca torna-se praticamente imperceptível. É uma plástica com satisfação de virtualmente 100%, tamanha sua eficácia! Tenha em mente que, no caso de novo uso de alargadores, ou novo rasgo por uso de brincos, uma segunda cirurgia torna-se muito mais desafiadora.
Prevenção
Indica-se o uso de brincos leves, e redobrando a cautela em situações nas quais podem acabar enroscados em algo. Assim, atenção à situações como:
- Enquanto dorme;
- Durante a prática de exercícios;
- Ao brincar com crianças pequenas;
- Ao trocar de blusa;
- Ao usar o telefone;
- Ao escovar os cabelos.
——————————————————————————————————————————
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.