Fratura do Nariz e Complicações

Devido sua posição na face, o nariz é o local mais afetado quando se fala em fraturas no rosto. Essa fratura pode ocorrer quando há quebra de ossos ou cartilagem, ocasionado por algum trauma na região.

É possível fraturar o nariz e só perceber a gravidade do problema algum tempo depois, sendo importante que o paciente saiba reconhecer a possibilidade de fratura para buscar o auxílio médico para o tratamento adequado da região.

Reconhecendo uma Fratura do Nariz

Alguns sintomas te ajudarão a perceber se houve uma fratura após alguma pancada no nariz, visando procurar ajuda médica para tratar o problema. Observe se:

  • O nariz crepita ao toque;
  • Dificuldade de respirar;
  • Se o nariz está deformado.

Caso algum desses sintomas seja verificado, é preciso procurar seu médico visando realizar o tratamento da fratura de nariz.

Tratamento da Fratura do Nariz

Em casos onde o paciente procura ajuda médica logo após o trauma, o tratamento poderá ser precocemente feito, antes mesmo que os ossos se fixem em uma nova posição anormal.

O prazo para a realização do tratamento mais adequado é entre o momento imediatamente após o trauma e até 2 semanas após esse trauma, uma vez que nesse período de duas semanas a cicatrização da região começa a acontecer, mesmo sem que o tratamento médico tenha sido oferecido.

No caso de crianças, esse tempo de cicatrização é ainda mais rápido, por isso, o tratamento deve ser feito em até 7 dias após o trauma, visando a correção do nariz.

Após o tratamento da região, é feito um curativo com gesso ou outro material rígido para manter a fixação dos ossos.

Recuperação após Fratura

No caso de fraturas do nariz, após o tratamento adequado a recuperação tende a ser bastante rápida, em média o paciente precisa ficar cerca de 7 dias com o curativo, visando a manutenção dos ossos no local adequado.

Após esse período, o paciente passará por uma nova avaliação de seu médico que irá indicar quais são os cuidados necessários para que a fratura fique completamente curada.

Um dos cuidados necessários é evitar esportes de contato, onde o risco de pancada na região tende a ser mais alto, podendo incorrer em novo desvio do osso ou da cartilagem previamente corrigida.

Possibilidade de Complicações

A fratura de nariz é um problema que precisa de acompanhamento médico bastante próximo, porque existem muitas complicações possíveis, mesmo após o tratamento adequado ter sido realizado a tempo.

Alguns pacientes apresentam lacrimejamento dos olhos, mesmo após o tratamento adequado, sendo preciso tratar essa situação que pode ocorrer devido a alguma lesão no ducto nasolacrimal, que é o canal por onde drenam as lágrimas que são produzidas continuamente pelos olhos, quadro denominado de epífora.

Outra complicação após o tratamento é a possibilidade de que a cicatrização não seja como a esperada, ocasionando dificuldade de respirar por uma das narinas, o que precisa ser acompanhado pelo médico, visando a solução da obstrução. Por exemplo, também pode se sequela de uma fratura nasal o desvio de septo, sendo preciso realizar cirurgia para correção, caso haja obstrução nasal.

Dessa maneira, é sempre importante considerar a ida ao médico quando alguma pancada ou trauma mais considerável ocorrer na região da face, com o objetivo de diagnosticar se existe alguma fratura do nariz e tratar da melhor maneira possível, para evitar complicações futuras. Seu primeiro atendimento deve ser feito o quanto antes, para saber as chances de complicações. Caso não tenha disponibilidade de ir ao profissional, agende seu primeiro atendimento por telemedicina.

——————————————————————————————————————————

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.

Open chat
Olá! Como posso lhe ajudar?
Powered by