A parte interna central do nariz, quando torta, pode ocasionar desconforto para respirar. O fato de não saber que ronco e sensação de nariz sempre trancado são sintomas de desvio de septo, faz com que o paciente demore a procurar um especialista para tratar o problema.
A dificuldade de respirar ocasionada pelo desvio de septo é algo tão sério que pode comprometer a qualidade de vida da pessoa.
Sintomas de Desvio de Septo
Para saber se você tem desvio de septo, confira a lista de sintomas:
- Seu nariz parece estar sempre entupido;
- Dependência de descongestionantes nasais a base de oximetazolina, nafazolina, xilometazolina e outros;
- Voz anasalada;
- Frequentemente você percebe sangramentos nasais;
- Seu olfato é comprometido;
- Frequentemente sente necessidade de respirar pela boca (“ou come ou respira” por exemplo);
- Outras pessoas relatam que você ronca ao dormir;
- Sente dores de cabeça constantemente (mais incomum).
Se você está se identificando com essa lista de sintomas, certamente está na hora de procurar um especialista que possa diagnosticar se existe de fato um desvio de septo e outras alterações associadas e assim, possa prescrever o melhor tratamento para o seu caso.
Entendendo o Desvio de Septo
Para que você entenda o que é desvio de septo, é preciso entender que essa é a estrutura responsável por separar uma narina da outra.
O septo precisa ser centralizado para que a respiração ocorra de forma natural, mas quando o desvio de septo se apresenta, essa estrutura tende a ser curvada para um lado, o que naturalmente causa uma obstrução das fossas nasais, dificultando a respiração natural.
O desvio de septo pode ser percebido desde o nascimento, quando é um problema congênito, ou se apresentar durante o desenvolvimento, que responde pela maioria dos casos.
Pessoas que passam por traumas no nariz também podem sofrer com o surgimento do desvio de septo como resultado. Para identificar de fato se existe um comprometimento da sua respiração ocasionado pelo desvio de septo, é indicado que você visite seu otorrinolaringologista de confiança.
Na consulta você deve relatar o que te levou a suspeitar do desvio de septo e o profissional irá buscar o correto diagnóstico para o seu problema. Uma vez que o diagnóstico é formado, o médico poderá te recomendar a septoplastia que é uma cirurgia para corrigir o problema.
Entendendo o procedimento de correção do septo
Essa cirurgia é simples, tendo duração de 30 a 60 minutos, sob anestesia geral, sendo habitual o paciente ter alta no mesmo dia. É feito um corte e é deslocada a mucosa que recobre o osso e a cartilagem, centralizando o septo nasal. Tudo sem cortes externos, por dentro das narinas.
É incomum que a septoplastia seja realizada exclusivamente, sem a correção de outros problemas que também ajudam a obstruir o nariz em alguns pacientes, como o aumento exagerado dos cornetos nasais – tecidos que todos temos no nariz e que tem a função de aquecer e umidificar o ar que respiramos. Nesses casos, pode ser realizada uma diminuição desses cornetos.
Na septoplastia pura, a forma do nariz não é alterada. Mas juntamente com a correção do septo, o paciente pode optar por realizar a rinoplastia, que é a correção cirúrgica da aparência externa do nariz. Nesse caso, a cirurgia é um pouco mais extensa, denominada rinosseptoplastia, sendo preciso de ainda mais cuidados durante o pós-operatório para que o resultado final seja satisfatório.
Procure um Otorrinolaringologista
A cirurgia de correção do septo é indicada apenas após a análise individual do paciente, sendo levado em consideração pelo especialista a qualidade de vida do paciente, uma vez que o problema tende a afetar até mesmo a disposição física.
Afinal, a respiração comprometida tende a dificultar a oxigenação do corpo, sendo um empecilho até mesmo para a prática de atividades físicas a depender da severidade dos sintomas apresentados.
Portanto, se você desconfia que sua respiração está alterada, procure seu otorrinolaringologista e não tenha medo do diagnóstico, a correção do problema irá melhorar a sua qualidade de vida.