Desvio de Septo Nasal – o que é e quando operar
O septo é a parede óssea e cartilaginosa que divide o nariz em duas narinas. Um desvio de septo ocorre quando o septo cresce para um dos lados do nariz, estando significativamente fora do centro.
Quase todas as pessoas têm algum tipo de desequilíbrio no tamanho de suas narinas.
De fato, estimativas indicam que 80% das pessoas, sem saber, têm algum tipo de desalinhamento no septo nasal. Apenas os desequilíbrios mais graves causam problemas respiratórios significativos e requerem tratamento.
Algumas pessoas nascem com este desvio de septo, mas também podem ser causadas por uma lesão no nariz. A maioria das pessoas com um desvio de septo tem uma passagem nasal que é muito menor que a outra e a consequência disso é ter uma dificuldade maior para respirar.
Outros sintomas causados pelo desvio de septo podem incluir frequentes hemorragias nasais e dor na face. A cirurgia é a única maneira de corrigir um desvio de septo.
Sintomas do septo desviado
O sintoma mais comum de um desvio de septo é a congestão nasal, com um lado do nariz mais congestionado do que o outro. Infecções sinusais recorrentes ou repetidas também podem ser um sinal de desvio de septo. Outros sintomas incluem frequentes:
- Hemorragia Nasal
- Dor facial
- Dor de cabeça
- Respiração alta e ronco durante o sono
Um desvio de septo também pode causar apneia do sono, uma condição séria em que uma pessoa tem pausas na respiração durante o sono.
Tratamentos mais comuns para o Desvio do Septo
A única solução para o desvio de septo que gera sintomas é um procedimento cirúrgico chamado Septoplastia, para reparar o septo tortuoso e melhorar a respiração.
Durante a septoplastia, um cirurgião, trabalhando através do interior do nariz, faz uma pequena incisão no septo e, em seguida, remove o excesso de osso ou cartilagem necessária para uniformizar o espaço respiratório das narinas.
Às vezes, uma rinoplastia, é combinada com a septoplastia para melhorar a aparência do nariz. Este procedimento é chamado de Rinosseptoplastia. A septoplastia também pode ser combinada com a cirurgia sinusal, cirurgia dos cornetos e cirurgia da adenóide (“carne esponjosa“).
Este tipo de cirurgia para reparar um desvio de septo geralmente é realizada em um ambiente hospitalar, sob anestesia geral e leva cerca de uma hora, dependendo da quantidade de trabalho a ser feito. Se feita nas primeiras horas do dia, a alta do hospital pode ser no mesmo dia.
Se a septoplastia for o único procedimento realizado, o paciente não terá praticamente nenhum inchaço ou hematomas após a cirurgia. No entanto, se uma rinosseptoplastia é realizada, uma semana ou duas de inchaço e hematomas é normal após este procedimento.
Se possível, em casos não muito graves, é melhor esperar até que o nariz pare de crescer, por volta dos 15 anos, para fazer uma cirurgia.
Preparando-se para uma septoplastia
Seu médico pode pedir que você pare de tomar certos medicamentos duas semanas antes da cirurgia. Não se esqueça de informar ao seu médico se você é alérgico a certos medicamentos ou se tem um histórico de problemas de sangramento.
A maioria das pessoas realiza a cirurgia sob anestesia geral, o que significa que elas estão dormindo durante o procedimento.
Não coma ou beba nada depois da meia-noite da noite anterior ao procedimento. Isso ajudará a evitar enjoo no momento da anestesia durante a cirurgia.
Traga um membro da família ou amigo que possa levá-lo para casa após a septoplastia. A anestesia geral pode deixá-lo sonolento após o procedimento. Você não deve dirigir até que os efeitos tenham acabado completamente.
Em meus procedimentos, caso seja optada pela Rinosseptoplastia, gosto de tirar fotos do nariz dos meus pacientes antes da cirurgia. Comparar fotos de antes e depois do procedimento pode ajudá-lo a ver como seu nariz mudou.
Riscos de cirurgia desvios do septo
Nenhuma cirurgia é completamente livre de riscos, e os benefícios de se submeter à cirurgia – neste caso, ser capaz de respirar melhor – devem superar os riscos.
A septoplastia e a Rinosseptoplastia são procedimentos comuns e seguros; os efeitos colaterais são raros. Ainda assim, converse com seu médico sobre os possíveis riscos da cirurgia antes de tomar uma decisão de tratamento.
Embora raros, os riscos de septoplastia e/ou rinoplastia podem incluir:
- Infecção
- Sangramento
- Furo (perfuração) do septo
- Perda do olfato (raro)
Se você tem estes sintomas nasais que relacionei e acha que pode ter um desvio de septo, procure seu Otorrino!
Há uma série de razões pelas quais você pode estar passando por estes sintomas, incluindo sinusite crônica ou alergias nasais. Certifique-se de obter o diagnóstico correto para obter o tratamento apropriado.