[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Sinusectomia – Cirurgia para sinusite crônica
A sinusectomia, nome dado para a cirurgia recomendada no tratamento de sinusite crônica, é um dos melhores tratamento para o problema. Consiste em melhorar as vias de drenagem dos seios paranasais, que são as cavidades na face, próximas do nariz e dos olhos.
Possui uma recuperação extremamente rápida, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cirurgia é feita através de endoscopia, mas não com laser.
A sinusite crônica é aquela que tem duração maior que 3 meses, podendo ter ou não pólipos nasais e tendo múltiplos fatores envolvidos (genética, clima, poluição), mas ainda sem uma causa bem definida.
Optar por fazer a cirurgia, vai sem dúvidas proporcionar para o paciente uma grande melhora na qualidade de vida.
O objetivo do procedimento é proporcionar o alívio das dores e da pressão na face, melhorando problemas com secreções nasais e desobstruindo os canais naturais de drenagem, evitando infecções e acúmulo de secreção que são outros fatores que geram a inflamação dos seios nasais, causando a sinusite.
Mesmo com a maioria dos casos sendo bem-sucedidos, se a cirurgia não for capaz de curar a sinusite, com certeza esse procedimento vai trazer alívio mais rápido dos sintomas, pois a cirurgia faz com que os medicamentos cheguem até o seios nasais e alivie as inflamações de forma rápida.
Como a cirurgia é feita
A cirurgia é feita de forma endoscópica, muitas vezes confundida com laser. É executada sob anestesia geral, e durante todas as etapas o médico cirurgião não irá precisar fazer cortes na parte visível do nariz.
Os instrumentos que utilizamos são especiais e basicamente se consiste em uma câmera para observar o interior do nariz e fazer os procedimentos cabíveis para remover osso ou tecido que estejam obstruindo os canais.
Sendo assim, não deixa qualquer cicatriz no rosto, inchaço ou roxo após o procedimento, e a sua recuperação acontece dentro de 2 a 4 semanas.
O alívio da dor, a desobstrução nasal, melhora da secreção constante e diminuição da pressão, além de não deixar marcas, são benefícios que fazem com que o paciente opte pela cirurgia.
Como funciona o processo de recuperação
A recuperação da cirurgia no tratamento da sinusite crônica é de fato muito rápida, porém o paciente deve seguir algumas orientações para evitar que o processo se torne um pouco mais doloroso que o normal. Confira algumas dicas que separei:
- Fazer a lavagem do rosto somente com água fria;
- Fazer as lavagens nasais da forma que foi orientado pelo médico;
- Evitar ficar coçando o nariz;
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas de temperatura alta por 7 dias;
- Fazer o uso correto de todos os medicamentos prescritos pelo médico;
- Fazer uma alimentação fria nos primeiros dias.
É normal ocorrer pequenos sangramentos, e seguindo as orientações médicas o paciente não vai ter complicações ou incômodos como o inchaço do rosto e roxos após o procedimento.
Dentro dos primeiros 4 dias se houver dores de cabeça, ou sensação de pressão nos ouvidos, não se assuste, pois são comuns e tratados com os medicamentos receitados pelo médico responsável.
Após o oitavo dia já será possível o retornar às atividades normalmente, aguardando apenas para atividade física que recomendamos retornar depois do três a quatro semanas.
Quais os riscos?
Apesar de ser extremamente raro uma complicação com a Sinusectomia, devido os seios nasais estarem localizados em uma região próxima a base do cérebro e olhos, em alguns casos raros pode surgir sangramento e ocasionar lesão e infecção nos olhos e prejudicar a visão, ou até mesmo ocorrer infecção no cérebro.
Por esse motivo é muito importante executar o procedimento em espaços especializados com profissionais de confiança, com título de especialista e com especialidade devidamente registrada no Conselho Regional de Medicina.
Procure seu Otorrino!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]