Rinoplastia

Rinoplastia – Entenda como é feita e quando é indicada

A rinoplastia é uma cirurgia para mudar a forma do nariz, modificando a arquitetura dos ossos e cartilagens nasais. A rinoplastia é um das plásticas mais realizadas no mundo.

Os motivos que fazem as pessoas procurarem uma rinoplastia pode ser reparador – para reparar o nariz após uma lesão ou defeito congênito, funcional nasal – para corrigir problemas respiratórios ou por  insatisfação estética com a aparência do nariz.

Algumas das possíveis mudanças que seu cirurgião pode fazer no nariz através da rinoplastia incluem:

  • Afinar a ponta do nariz, de modo a deixá-lo mais delicado e harmônico com a face;
  • Diminuir o tamanho para adequá-lo ao perfil de cada pessoa;
  • Corrigir a giba nasal, ou o “calombinho” presente no nariz de algumas pessoas;
  • Afinar a parte de cima do nariz, isto é, o dorso nasal, a fim de deixá-lo menos largo ou grosso;
  • Corrigir o nariz torto, resultado de algum trauma ou alteração congênita;
  • Levantar a ponta nasal – seja a ponta caída em posição natural ou quando o paciente ri.

Você sabia que nos Estados Unidos, mais da metade das rinoplastias são realizadas por profissionais otorrinolaringologistas?

A rinoplastia é um procedimento que faz parte do rol de procedimentos do Otorrinolaringologista, estando há décadas elencado no Tratado de Otorinolaringologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial como um dos muitos procedimentos estéticos realizados pela Otorrinolaringologia, assim como outros, como por exemplo a Otoplastia, Blefaroplastia e a Ritidoplastia. Aliás, o paciente pode optar por realizar a Rinoplastia em conjunto com outros procedimentos, como a Otoplastia.

Rinoplastia associada a correção funcional

Além da sua função estética, a rinoplastia pode ser realizada junto com outros procedimentos que objetivam resolver problemas de ordem respiratória, tais como:

Desvio de septo

  • O septo nasal é a parede que fica localizada entre as duas narinas. A estrutura pode ficar fora do lugar por causa de um traumatismo ou por problema congênito, desviando-se para um dos lados e causando obstrução nasal;

“Carne esponjosa”

  • Chamada no linguajar médico de cornetos inferiores, ela se extende desde a região anterior até o final do nariz, na sua porção interna. Quando a estrutura aumenta de tamanho, como em pacientes com rinite, o paciente fica com dificuldade para respirar;

Sinusite

  • A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, que são as cavidades de dentro do nariz que auxiliam no aquecimento, umidificação e filtragem do ar que chegará aos pulmões. Esta inflamação crônica pode surgir, dentre outros motivos, em decorrência de alergias ou infeções, vindo a afetar a drenagem destes seios. A intervenção cirúrgica para solucionar o problema é recomendada quando o quadro se torna recorrente.

Preparando-se para a rinoplastia

Quem deseja rinoplastia, deseja há muito tempo. Leve todas suas dúvidas, anote-as no celular se for preciso e pergunte tudo ao seu cirurgião em sua primeira consulta.

Todo paciente, antes de qualquer rinoplastia, deve ser avaliado quanto à característica étnica do rosto, tipo de pele, anatomia interna e externa. Se necessário, exames como endoscopia nasal – feito em consultório, e tomografia podem sem solicitados.

Seu cirurgião irá te fotografar, para fins de comparação posterior, e fazer aquele sonhado Antes x Depois!

Recuperação da rinoplastia

Para uma recuperação rápida e tranquila, é preciso tomar alguns cuidados importantes após passar pela cirurgia de rinoplastia.

Ao final da cirurgia, poderá ser necessário colocar uma tala de plástico (Aquaplast) sobre o nariz do paciente por uma semana. Esta tala ajudará seu nariz a reter sua nova forma enquanto cicatriza e você se recupera.

Para reduzir a chance de sangramento e inchaço, você vai precisar descansar com a cabeça em uma elevação maior em relação ao corpo. É comum hematoma abaixo dos olhos, que desaparece espontaneamente em até um mês.

É comum também obstrução nasal na primeira semana devido ao inchaço provocado pela cirurgia em si e devido a curativos dentro do nariz.

No pós cirúrgico, é recomendável que algumas atividades sejam evitadas:

  • Corrida e outras atividades físicas de impacto;
  • Natação;
  • Assoar o nariz;
  • Puxar roupas por cima da cabeça;
  • Óculos apoiados no nariz;
  • Tenha especial cuidado com a exposição ao sol: se em excesso, pode descolorir a pele sob o curativo do nariz, ou ainda gerar manchas quando atinge o roxo embaixo dos olhos, em alguns casos.

Ademais, o paciente pode retornar ao trabalho ou a escola em uma semana. Embora a rinoplastia seja um procedimento seguro, a cicatrização pode demorar um pouco. A ponta do nariz é especialmente sensível e pode ficar dormente e inchada durante alguns meses.

Você pode estar totalmente recuperado em algumas semanas, mas alguns efeitos podem ser vistos somente após alguns meses.

Criando coragem para fazer sua cirurgia? Procure um profissional especialista de sua confiança!

——————————————————————————————————————————

Ficou alguma dúvida? Orçamento-base? Entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior da página.

Open chat
Olá! Como posso lhe ajudar?
Powered by